5 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

Muita gente fica preocupada em como vai ser a procura pelo primeiro emprego. Afinal, a concorrência é alta e há o fato de não ter nenhuma experiência profissional para ingressar no mercado de trabalho. Mas tudo tem um começo, inclusive a nossa trajetória de carreira.

Então, é preciso deixar o medo de lado e encarar essa nova fase, que será repleta de desafios, mas também de realizações. Quer descobrir como se dar bem e ser contratado? Não perca as 5 dicas que reunimos para você!

1. Não tenha medo de assumir que tem pouca experiência

A primeira questão é não ter vergonha da falta de experiência, já que isso é natural para quem está em busca do primeiro emprego.

Nessa hora, reflita sobre as experiências que você já teve na faculdade ou até no Ensino Médio, como em preparação de eventos, em algum trabalho em grupo, em empresa júnior ou até em atividades externas, como voluntariado. Tudo isso conta pontos em um processo seletivo.

O que não pode é inventar uma experiência que não teve, pois a mentira será descoberta e isso vai pegar mal para sua imagem profissional.

2. Elabore o currículo de acordo com a vaga

O currículo deve chamar a atenção do recrutador, por isso destaque os pontos que tenham a ver com a vaga que você está disputando. Insira, além do seu curso superior, cursos complementares e deixe claro qual é o seu objetivo profissional.

Só coloque foto ou pretensão salarial no documento caso isso seja uma exigência da empresa recrutadora. Por fim, lembre-se de revisar tudo o que escreveu, pois os erros de Português podem tirar pontos do candidato.

3. Prepare-se para a entrevista

Sabemos como a entrevista de emprego tira o sono de muita gente. Então, que tal se preparar para esse momento? Simule em casa as possíveis perguntas e pense com calma nas respostas que vai dar.

Uma dica é pesquisar sobre a empresa e a área de atuação do negócio, pois são informações que vão ajudar você a ter mais repertório para pensar em como responder de forma adequada cada questionamento.

4. Contenha a ansiedade na hora de ficar frente a frente com o recrutador

Controle o emocional no momento em que estiver de frente para o recrutador. Está em jogo uma vaga de emprego e você não pode por tudo a perder por conta do nervosismo, certo? Assim, chegue com antecedência no local, para conseguir relaxar antes da entrevista.

Depois, lembre-se de respirar fundo e falar devagar para conseguir elaborar mentalmente cada resposta sem correr o risco de se atropelar com as palavras. Aliás, essa dica vale tanto para a entrevista presencial como para aquelas realizadas online.

5. Fique por dentro dos processos seletivos da sua área

Por fim, esteja antenado com as vagas que possam surgir na sua área para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Pesquise as oportunidades nos principais portais de emprego e também no LinkedIn.

Outra recomendação é fazer networking, participando de cursos, eventos e grupos das redes sociais do seu segmento. Assim, você conhece pessoas, troca ideias e pode conseguir informações sobre os processos seletivos de diferentes empresas.

Além das dicas que apresentamos, é fundamental escolher uma faculdade de referência que vai dar todas as orientações que você precisa para ter sucesso na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Busca uma instituição de ensino que vai oferecer esse suporte? Entre em contato com o UniFOA e fique por dentro dos nossos cursos e diferenciais!