Cannot GET /api/stage
'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(website); var host = document.createAttribute('data-host-url'); host.value = 'https://apidev.analytics.rockcontent.com'; rockAnalyticsScript_V2.setAttributeNode(host); document.body.appendChild(rockAnalyticsScript_V2); } });

Jornalismo ou Publicidade: qual você deve escolher?

4 minutos para ler

A Comunicação é um campo do conhecimento que atrai quem se interessa pela maneira como as pessoas vivem em sociedade. Na hora de escolher entre os cursosdessa área, porém, muitos estudantes ficam em dúvida se combinam mais com Jornalismo ou Publicidade.

Essas duas graduações costumam ser confundidas, mas a verdade é que elas têm focos distintos. De modo geral, o Jornalismo é voltado para a coleta e divulgação de notícias, enquanto a Publicidade se dedica a utilizar técnicas de Marketing para promover uma marca e incentivar seu público-alvo a adquirir o produto ou serviço que ela oferece.

A seguir, trouxemos mais algumas informações imprescindíveis para quem precisa decidir se vai cursar Jornalismo ou Publicidade. Por isso, continue a leitura!

O que faz um profissional formado em Jornalismo?

Um jornalista pode não só trabalhar como repórter, coletando e publicando notícias em jornais e revistas impressos, na televisão, no rádio e na internet, mas também em várias outras funções. Ainda no campo da reportagem, por exemplo, é possível atuar como editor e produtor.

Outras possibilidades para esse profissional são a assessoria de imprensa e a comunicação empresarial, nas quais o foco é cuidar da imagem de um cliente — pessoa física ou jurídica — diante do público, além da redação e da revisão de textos. Para quem se interessa por fotografia, o fotojornalismo é mais um dos caminhos possíveis no mercado de trabalho dessa área.

O que faz um profissional formado em Publicidade?

O publicitário atua em todas as etapas da produção de ações de propaganda. Na fase de atendimento, faz a ponte entre a agência e o cliente. Na etapa de criação, desenvolve campanhas publicitárias como os comerciais de TV e os anúncios em revistas e internet.

Há, ainda, o setor de mídia, que seleciona os melhores canais de comunicação para veicular cada campanha e negocia os espaços publicitários nos quais isso será feito. Com a ascensão das redes sociais, surgiu mais um campo de atuação: a gestão desses recursos para aproximar a marca do seu público.

Como se caracteriza a grade curricular de cada um desses cursos?

Além de serem ambos da mesma área do conhecimento e terem a mesma duração — 4 anos —, esses cursos têm algumas disciplinas em comum, como História da Comunicação e Comunicação, Imagem e Linguagem Audiovisual. Contudo, as disciplinas específicas de cada um evidenciam as diferenças entre eles.

A seguir, listamos alguns dos conteúdos do curso de Jornalismo:

  • Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa;
  • Fotojornalismo;
  • Planejamento Gráfico e Editorial;
  • Radiojornalismo;
  • Redação Jornalística (Impresso e Online);
  • Telejornalismo.

Agora, conheça algumas das disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda:

  • Análise do Discurso Midiático;
  • Criação Publicitária;
  • Fotografia Publicitária;
  • Planejamento e Marketing;
  • Publicidade e Consumo;
  • Redação Publicitária (Impresso e Online).

Como é o perfil de quem busca esses cursos?

Entre as principais características dos estudantes de Jornalismo estão o gosto pela leitura de diversos temas e a curiosidade para ir atrás da notícia. A ética e o compromisso com a verdade também precisam fazer parte do perfil de um jornalista, especialmente em tempos de proliferação das notícias falsas, as chamadas fake news.

O perfil de quem cursa Publicidade e Propaganda, por sua vez, é marcado pela criatividade para inovar e pela versatilidade. Um olhar analítico é outro traço útil para se sair bem nessa área que exige a interpretação das necessidades do consumidor a fim de desenvolver campanhas eficientes.

Jornalismo ou Publicidade: como escolher entre eles?

Para decidir entre esses dois cursos, é necessário levar em conta o seu perfil, seu interesse pelos temas das disciplinas de cada graduação e, principalmente, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Portanto, escolha a profissão — Jornalismo ou Publicidade — que mais combina com você e com as suas ambições profissionais.

Então, ficou mais fácil decidir? Conheça os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA e entenda melhor qual deles é o ideal para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário