Me formei, e agora? 10 dicas para seguir carreira em Administração

7 minutos para ler

A formatura em um curso superior é sempre uma imensa conquista, mas também um momento de dúvidas e incertezas: com o diploma nas mãos, o que fazer? Para quem pretende seguir carreira em Administração, o dilema pode ser ainda maior porque a graduação abre um leque imenso de oportunidades profissionais.

Quem se forma na área pode trabalhar com organização, gerenciamento e planejamento de praticamente qualquer empresa, independentemente do setor. São tantas possibilidades de escolhas que, às vezes, é difícil saber por onde começar.

Quer encarar esse desafio com mais leveza? Acompanhe o nosso artigo que traz 10 dicas para quem pretende seguir a carreira em Administração!

1. Expanda seus conhecimentos horizontal e verticalmente

Os primeiros passos como profissional graduado devem ser de descoberta e, também, de especialização. Aproveite as oportunidades de estágios e primeiros empregos para explorar as diversas áreas da Administração, o que fará com que você se torne um gestor mais completo e versátil.

Quando descobrir qual tipo de trabalho você mais gosta, aproveite para se especializar nessa área e se tornar um profissional em “T”: com conhecimentos horizontais e competências diversas, mas, ao mesmo tempo, aprofundado verticalmente em uma especialização.

2. Busque oportunidades em um setor do seu interesse

Uma das vantagens do curso de Administração é que, basicamente, todos os nichos e empresas precisam da força de trabalho de um graduado na área. Portanto, é possível procurar oportunidades profissionais no setor que você gosta.

Quem curte esportes pode trabalhar com Administração esportiva em clubes e associações, por exemplo, enquanto aqueles que se interessam pelo setor de saúde podem procurar emprego em hospitais e clínicas.

3. Tenha objetivos na sua carreira em Administração

Não se perca na versatilidade da profissão: tenha objetivos claros e direcione seus esforços para alcançá-los. A carreira em Administração possibilita muitos caminhos, mas, em vez de ir e voltar em vários deles, escolha um e siga com determinação.

Sua trajetória terá altos e baixos, desafios e recompensas. Nunca deixe se abater por uma derrota e não se contente com uma pequena vitória. Em outras palavras, vá sempre em direção aos seus objetivos.

4. Nunca pare de estudar

A formatura na graduação não é o término dos estudos de um profissional, mas um ponto de partida na jornada pelo conhecimento. Portanto, nunca deixe sua bagagem acadêmica estagnar.

Depois da faculdade, busque se aprimorar cada vez mais, seja com pós-graduações ou com cursos livres na área do seu interesse. Lembre-se: assim como ocorre em outras profissões, o desenvolvimento do profissional de Administração deve ser contínuo.

5. Tenha espírito empreendedor

Qualquer um pode abrir uma empresa ou investir em uma ideia promissora, mas o profissional formado em Administração adquire as qualificações técnicas para levar um negócio adiante já na faculdade.

Só que, para ser empreendedor, apenas isso não basta. É preciso, também, cultivar a determinação e o espírito necessários para percorrer um caminho que costuma envolver mais incertezas do que certezas.

Mesmo que o profissional não tenha a ambição de abrir o próprio negócio, quem carrega o espírito empreendedor tem mais chances de progredir na carreira em Administração, pois sempre buscará a inovação nos locais em que estiver trabalhando.

6. Aprenda a falar em público

Uma das habilidades cruciais para qualquer administrador é a boa comunicação. Sem ela, é praticamente impossível delegar tarefas e gerenciar pessoas, materiais, finanças e outros recursos relevantes para uma empresa.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Características como timidez e nervosismo podem atrapalhar muito no momento de transmitir uma mensagem a outros profissionais. Logo, se você costuma ter problema com esses sentimentos, precisa buscar formas de amenizá-los.

Uma boa alternativa é investir em cursos de oratória que englobam técnicas para manter a calma, organizar o pensamento e falar bem em público. Pode ter certeza de que um treinamento desse tipo fará a diferença em seu modo de se comunicar.

7. Identifique uma área para seguir carreira

Concluir um curso de Administração é ter acesso a um universo de possibilidades. Inclusive, dá para transitar entre diversos setores de uma mesma empresa, o que garante novos aprendizados e ganho de experiência.

Você pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado, em locais como instituições bancárias, grandes companhias e órgãos de administração municipal, estadual e federal.

Nesses espaços as áreas de atuação são diversas, como vendas, recursos humanos, logística, finanças, auditoria, marketing, consultoria e comércio exterior. Com tanta variedade, fica fácil encontrar uma opção de seu interesse.

8. Conheça as tendências de mercado

A percepção de que o cenário profissional muda rapidamente é comum a várias pessoas. Em um mundo globalizado e repleto de inovações, não seria diferente para quem segue a carreira em Administração.

Hoje as empresas exigem gestores e colaboradores capacitados a lidar com inúmeras demandas. Assim, é essencial acompanhar a versatilidade da profissão e ficar de olho nas tendências que se apresentam em cada período.

Saia da zona de conforto sempre que você identificar uma novidade com potencial para alavancar sua atuação. Em outras palavras, jamais ignore as oportunidades em áreas mais recentes, como mídias sociais, marketing digital, startups e sustentabilidade.

9. Aprenda novos idiomas

Falar mais de uma língua deixou de ser diferencial para muitos profissionais, incluindo os administradores. Isso é essencial porque o domínio de outros idiomas abre portas para trabalhos em diferentes países e tipos de negócios.

Sair da graduação falando inglês, por exemplo, pode ser uma grande vantagem para obter destaque entre os colegas de profissão. Mesmo que você não tenha conquistado esse objetivo durante a faculdade, saiba que nunca é tarde para aprender.

Existem vários cursos rápidos, online ou presenciais, com foco em idiomas de seu interesse. Eles podem ser o ponto inicial para você receber boas ofertas de emprego e até transitar entre empresas nacionais e internacionais.

10. Tenha um bom networking

A famosa rede de contatos permanece entre o conjunto de estratégias para construir uma carreira sólida. Afinal, permite conhecer pessoas, interagir com profissionais que o inspiram, firmar relações importantes e facilitar sua colocação no mercado.

Portanto, aproveite toda oportunidade para fazer networking. Esse processo pode ter começado ainda na faculdade, quando você desenvolvia atividades com os colegas da graduação — criação de empresa júnior, organização de eventos dentro e fora da instituição, elaboração de projetos de extensão etc.

Então, mantenha contato com as pessoas que podem indicar seu nome a outros profissionais ou empresas e também faça a sua parte. Essa relação deve ser positiva a todos os envolvidos para que traga benefícios em curto e longo prazo.

Agora você conhece os passos para seguir confiante na carreira em Administração e tem condições de se destacar logo após a formatura. Esperamos que aproveite cada dica listada para iniciar uma trajetória de sucesso.

Se você gosta de conteúdos como este, aproveite para seguir nosso Twitter, curtir nossa página no Facebook e conhecer nosso Instagram. Dessa forma, ficará por dentro de tudo sobre graduação, carreira e vida acadêmica!

Posts relacionados

Deixe um comentário