Não obtive a nota desejada no Enem, e agora? Veja o que fazer!

3 minutos para ler

Você se preparou durante o ano inteiro para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, quando saiu o resultado, veio aquela surpresa: “não obtive a nota desejada no Enem, e agora?”

Pois saiba que você não está sozinho. Afinal, como essa prova serve para muitos alunos como porta de entrada para o Ensino Superior, pode acontecer de, por mais que você tenha estudado e se comprometido com o seu aprendizado, ainda não conseguir a tão sonhada vaga no curso pretendido — principalmente no caso de graduações mais concorridas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar melhor como é calculada a nota do Enem e o que fazer se a pontuação obtida não for a esperada. Continue a leitura e confira!

Como é calculada a nota do Enem?

Diferentemente das provas comuns — em que todas as questões têm o mesmo peso —, o Enem utiliza um modelo denominado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que as perguntas com dificuldades diferentes possam ser comparadas.

Basicamente, por meio de uma equação complexa e de parâmetros não divulgados ao candidato, a TRI permite relacionar a dificuldade da questão com as chances de o candidato acertá-la, oferecendo resultados mais consistentes e comparáveis.

O que fazer se a nota obtida não foi a esperada?

Você se preparou bastante durante todo o ano e até caprichou na redação do Enem, mas, ainda assim, não conseguiu obter a pontuação necessária para entrar em uma faculdade pelo ProUni ou Sisu? Pois saiba que há outras opções para ingressar no Ensino Superior. Confira algumas delas, a seguir!

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Use a nota do Enem em uma faculdade privada

Muitas faculdades privadas oferecem aos candidatos a opção de usar a nota do Enem no lugar do vestibular tradicional. Essa é uma boa forma de não precisar passar novamente por toda a ansiedade envolvida nesses processos seletivos, uma vez que o resultado do exame também servirá para atestar as competências do aluno.

Considere o financiamento estudantil

Outra opção é considerar o financiamento estudantil, como o Fies ou demais alternativas oferecidas por instituições bancárias. Dessa forma, é possível, até mesmo, cursar a faculdade sem precisar se preocupar com as mensalidades — que serão pagas apenas após o término da graduação.

Busque um emprego temporário

Procurar por um emprego temporário também é uma boa maneira de garantir o tão sonhado diploma do Ensino Superior. Assim, você conseguirá pagar as mensalidades do curso escolhido e não precisará utilizar a nota do Enem.

Faça um curso de aperfeiçoamento

Por fim, nossa última dica é fazer um curso de aperfeiçoamento. Aproveite esse tempo em que você ainda não precisará estudar para as matérias da faculdade e invista-o em outros conhecimentos que serão necessários para a sua futura carreira, como no aprendizado de um outro idioma ou de um software usado na sua área de atuação.

Como vimos, há outras opções para quem não conseguiu um bom resultado no exame. Portanto, se você também se vê nessa situação de pensar “não obtive a nota desejada no Enem, e agora?”, saiba que há outros caminhos a seguir. Então, controle a ansiedade e não se desespere!

Está pensando em prestar o exame novamente? Então, aproveite para conferir quais são os principais erros que você não pode cometer no Enem!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário