Não sabe como escolher uma faculdade? Veja 5 dicas que vão ajudar você!

4 minutos para ler

Depois de optar por um curso superior, é normal ficar em dúvida sobre como escolher uma faculdade. Afinal, não basta saber o que cursar, você precisa decidir onde vai estudar nos próximos anos para conquistar o tão sonhado diploma.

Quando chega a hora de fazer essa escolha, é necessário levar alguns critérios essenciais em consideração. Do contrário, a experiência universitária corre o risco de não ser tão positiva quanto você espera.

Para ajudar você a selecionar uma boa faculdade e alcançar seus objetivos, trouxemos algumas dicas do que precisa ser observado nesse processo. Confira!

1. Avaliação do MEC

Periodicamente, o Ministério da Educação avalia o desempenho dos estudantes, a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior em todo o país. Essas avaliações — que são o Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) — funcionam como indicadores de qualidade do ensino superior público e privado.

Assim, é muito importante saber como as faculdades que você tem em vista se saíram na avaliação do MEC. As notas variam de 1 a 5, sendo que apenas os cursos e instituições com notas iguais ou acima de 3 atendem a todas as exigências do MEC.

2. Infraestrutura da instituição

Para oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, a faculdade precisa contar com o espaço físico ideal para que a construção do conhecimento aconteça. Nesse sentido, a infraestrutura da instituição é mais um aspecto que precisa ser analisado.

Salas de aulas arejadas, biblioteca com um acervo amplo e atualizado, laboratórios equipados e espaços de convivência confortáveis são alguns exemplos do que uma boa faculdade precisa ter. Por isso, verifique a possibilidade de fazer uma visita ao campus para observar o lugar onde você pretende estudar.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

3. Reputação no mercado

Ao ingressar em um curso superior, a expectativa é a de obter uma formação de qualidade para, no futuro, construir uma carreira de sucesso. Desse modo, o diploma pode ser visto como uma espécie de cartão de visitas que vai abrir portas no mercado de trabalho.

Para que isso se concretize, porém, é necessário que a instituição de ensino tenha uma boa reputação no mercado. Se não for assim, você pode se prejudicar na hora de disputar uma vaga de emprego, por exemplo. Logo, só faça a escolha se tiver certeza de que está optando por uma instituição de renome.

4. Corpo docente

Os professores representam uma parte fundamental da sua jornada universitária. Quanto mais qualificados eles forem, mais conhecimentos eles terão para compartilhar na sala de aula, o que vai contribuir para que você alcance a melhor formação possível.

Assim, quando estiver em dúvida sobre como escolher uma faculdade, sempre pesquise quem compõe o corpo docente do seu curso. Normalmente, a própria instituição já disponibiliza uma lista de professores, então é só dar uma olhada no histórico de cada um.

5. Formas de pagamento

Outro ponto que não pode deixar de ser analisado são as formas de pagamento da instituição de ensino. Além de observar o valor da mensalidade, vale a pena verificar se ela disponibiliza bolsas de estudo — próprias ou do Prouni (Programa Universidade para Todos, do governo federal) — e algum programa de financiamento, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil, também do governo).

Saber como escolher uma faculdade não é tão difícil se as dicas que citamos forem seguidas. A partir desses critérios de seleção, você certamente vai encontrar uma instituição de ensino superior que seja referência no cenário da educação. Desse jeito, sua vida acadêmica será tão completa quanto você merece.

Então, você já sabe onde vai fazer a graduação? Entre em contato com o UniFOA e descubra o que o nosso centro universitário tem a oferecer para você!

Posts relacionados

Um comentário em “Não sabe como escolher uma faculdade? Veja 5 dicas que vão ajudar você!

Deixe um comentário