Notas de corte do Enem para Medicina: entenda como funciona

Não é segredo para ninguém que as notas de corte do Enem para Medicina são altas. Sim, essa é uma carreira disputadíssima! Mas tem também o lado bom. Afinal, trata-se de uma profissão com muitas vagas, bons salários e que ainda pode ser uma grande fonte de satisfação pessoal, se o aluno escolher a especialidade certa.

Diante disso, para passar, o estudante precisa de uma pontuação global elevada. No entanto, também é crucial ter boa performance em todas as áreas.

E você? Sabe o que são as notas de corte do Enem para Medicina? Elas nada mais são do que a pontuação atingida pelo último colocado aprovado em uma entidade educadora.

Por exemplo: se houver 60 vagas e o 60º candidato fizer 750 pontos na faculdade X, essa será a nota de corte nessa instituição de ensino.

Entrar em Medicina é difícil, mas também não é impossível, e o investimento vale muito a pena. Afinal, esse curso ainda é a estrela entre profissões do futuro na área da Saúde. Quer saber mais sobre o tema? Então venha com a gente!

Como as notas de corte do Enem para Medicina são definidas?

As notas de corte do Enem para Medicina são quase sempre as mais elevadas entre os cursos disponíveis em uma faculdade. Porém, elas não são as mesmas para todas as instituições de ensino.

Isso acontece porque inúmeros fatores afetam o valor final, a começar pelo desempenho dos concorrentes. Veja outros itens que pesam na formação dessa nota:

• peso das notas em áreas específicas, que oscilam conforme o curso;
  • turno (noite é mais concorrido, por exemplo);
  • natureza da entidade educadora (privada ou pública);
  • localização (em grandes cidades, como capitais, as listas de interessados são maiores);
  • modalidade da disputa (ampla ou em cotas).

Qual a nota mínima para se formar médico pelos programas do governo?

Primeiramente, saiba que passar em Medicina de primeira não é simples para ninguém. Muita gente dedica anos para conseguir! Desse modo, não se cobre tanto e faça o que der para prosseguir com seus estudos.

Em vez de se entregar para a ansiedade ou o pessimismo, tenha fé e pé no chão. Para isso, veja a seguir as notas mínimas para os principais programas do governo.

ProUni

Quase todas as faculdades particulares aceitam as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). No entanto, para participar, o estudante deve ter feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa em colégios privados. Em 2019, a maior nota de corte do ProUni foi de 815. Já a menor ficou em 710.

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

Sisu

Outro caminho para fazer Medicina com a nota do Enem é por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Em média, as notas mínimas nesse projeto educacional superam os 800 pontos. Afinal, essa seleção é para o ingresso em universidades públicas, algo que todo mundo quer!

FIES

Por sua vez, o curso de Medicina no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) tem em média nota de corte de 760 pontos. Nesse caso, como se trata de um financiamento, é possível escolher instituições particulares renomadas, mas menos concorridas. Assim, essa pontuação pode ficar um pouquinho menor.

Quais as notas de corte do Enem para Medicina no ensino privado?

Se você escolher uma faculdade particular de Medicina, provavelmente enfrentará alunos com notas de corte um pouquinho inferiores às disputadas em universidades públicas. No ensino privado, as médias giram em torno de 700 pontos.

Mesmo assim, como você pôde ver, não é simples. Afinal, 700 pontos não são fáceis de serem alcançados. Por isso, dedique-se aos estudos com planejamento e estratégia!

Para passar, procure pontuar mais em Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. Além disso, pratique bastante exercícios que simulem a redação.

Porém, não adianta passar no processo seletivo se a faculdade não for boa! Nesse contexto, saiba que o curso de Medicina do UniFoa existe há mais de 50 anos! Aqui, o ingresso acontece somente pelo Enem!

Portanto, as notas de corte do Enem para Medicina são altas, como todo mundo já sabe. Contudo, ao escolher uma instituição privada, as médias são um pouquinho mais baixas, tornando a aprovação menos sacrificada.

Quer amadurecer mais a ideia? Então venha conhecer o curso de Medicina do UniFoa!