O que faz o engenheiro de produção e como saber se é a escolha certa?

4 minutos para ler

Neste momento, muitos vestibulandos podem estar na dúvida: o que faz o engenheiro de produção? Na realidade, esse profissional aplica conhecimentos tecnológicos, matemáticos e de gestão, para criar e aperfeiçoar sistemas produtivos.

Essa atividade se iniciou há mais de 100 anos, quando Henry Ford converteu experiências práticas em modelos formais de aprendizagem. Quer saber o que faz o engenheiro de produção com mais detalhes? Então venha com a gente!

Qual o perfil para seguir nessa carreira?

Antes de descobrir mais sobre a carreira, é bom pensar um pouco sobre o perfil do estudante de Engenharia de Produção. Primeiramente, a personalidade deve ser versátil. Isso porque é preciso dominar cálculos complexos e, ao mesmo tempo, ser bem criativo.

O profissional também deve ser bom no relacionamento com as pessoas e na capacidade de liderança. Geralmente, nessa carreira, o engenheiro supervisiona grandes equipes.

Mas não é só isso: Engenharia de Produção é uma atividade que depende do uso de softwares, de robôs, de inteligência artificial etc. Ou seja, é essencial gostar de tecnologia para se dar bem nesse nicho. 

Para acompanhar mais a fundo, existem sites de Engenharia especializados, que trazem bastante novidades sobre as tendências dessa e de outras vertentes da área. Vale a pena conferir!

Qual a diferença entre o engenheiro de produção e o administrador?

É bem comum que as pessoas confundam um engenheiro de produção com um administrador, principalmente, nos ambientes industriais. Afinal, ambos os profissionais trabalham nesses espaços.

No entanto, as funções são completamente distintas. Assim, o administrador pode cuidar do RH, das finanças e ajudar no planejamento estratégico, como na definição das metas de vendas.

Por sua vez, o que faz o engenheiro de produção é diferente. Nesse caso, o colaborador fica mais ligado às atividades que envolvem o fluxo produtivo.

O que faz o engenheiro de produção na prática?

Um profissional de Engenharia de Produção atua diretamente nas tarefas em torno da concepção de mercadorias. Nesse trabalho, estão incluídas ações como o projeto do produto, o planejamento de sua concretização, a distribuição das entregas, entre outras operações.

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

Portanto, estamos falando de centenas e centenas de possibilidades de atuação. Diante disso, existem várias divisões dentro da carreira. Observe algumas: 

Planejamento

No setor de Planejamento, esse especialista pode desenhar a configuração de todo o processo produtivo. Isso sempre é feito pensando em alcançar o máximo de qualidade, com o mínimo possível de recursos empreendidos. 

Controle de Produção

Nos departamentos de Controle de Produção, esses experts realizam funções para assegurar que tudo dê certo durante o fluxo de trabalho. Portanto, esse profissional monitora equipamentos e sistemas de gestão. Por isso, ele constantemente está envolvido em processos de normatização e auditorias.

Controle de Qualidade

O engenheiro de produção do Controle de Qualidade verifica as condições da matéria-prima, as especificações do produto, a análise de inconformidades durante o fluxo de trabalho, entre outros itens.

Projeção de sistemas adequados

Mais uma vertente é trabalhar em Engenharia de Produção que faz a projeção dos sistemas para uma atuação humana mais segura. Assim, esse colaborador cria operações e implanta tecnologias que não prejudicam a saúde.

Logística e Distribuição

Quando o assunto é o que faz o engenheiro de produção, também entram na lista as rotinas do setor de logística. Assim, esse colaborador oferece saídas mais inteligentes de transporte, de controle do estoque, do aproveitamento de rotas etc.

Como escolher a instituição de ensino do jeito certo?

O engenheiro de produção trabalha em diversos segmentos. Assim, ele pode ser admitido no setor de petróleo e gás, automotivo, agroindustrial, hospitalar, de distribuição de energia e por aí vai.

Contudo, para de fato fazer sucesso na carreira, você vai precisar de uma formação de qualidade. Nesse contexto, o curso de Engenharia de Produção do UniFOA deixa o aluno capacitado para o trabalho, em três linhas importantes:

  • Gestão da Qualidade,
  • Gestão da Produção;
  • Gestão Econômico-financeira.

E aí? Conseguiu entender o que faz o engenheiro de produção? Viu só quantas oportunidades? Mas para se animar ainda mais, nada melhor do que conhecer os detalhes do curso — as disciplinas ensinadas, os diferenciais e as metodologias.

Por isso, caso queira mais dados sobre essa promissora carreira, é muito fácil: visite a página do curso de Engenharia de Produção do UniFoa!

Posts relacionados

Deixe um comentário