Como uma orientação profissional ajuda a escolher o curso ideal?

4 minutos para ler

O fim do Ensino Médio traz uma série de dilemas para o jovem, como a necessidade de decidir qual profissão seguir e a escolha de uma faculdade para adquirir os conhecimentos necessários para sua atuação. 

Nesse momento, contar com uma orientação profissional pode ser fundamental. Com ela, o jovem conseguirá ampliar o seu autoconhecimento e, até mesmo, descobrir seus interesses, vocações e habilidades.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir, continue a leitura deste texto. Nele, vamos explicar qual é a importância de escolher um curso compatível com o seu perfil de estudante e como a orientação profissional pode ajudar na tomada dessa decisão. Boa leitura!

Por que escolher um curso compatível com o seu perfil de estudante?

Na hora de escolher qual profissão seguir, é normal que os jovens se sintam perdidos. Afinal, é mais importante considerar o aspecto financeiro ou partir para aquilo de que se gosta? Além disso, muitos ainda sofrem a pressão dos pais, que querem decidir o futuro do filho.

Nesse momento, é importante que o jovem tenha em mente que ele é o responsável por decidir qual caminho percorrer e que, caso acabe não gostando da escolha feita, poderá sempre mudar de carreira.

Para decidir, o ideal é considerar as suas habilidades. Levar em conta o seu perfil de estudante e as disciplinas escolares com as quais obteve bom rendimento ajuda a estabelecer uma área de interesse — Humanas, Exatas ou Biológicas.

Como a orientação profissional pode ajudar na escolha do curso?

Você listou as matérias com as quais tinha afinidade na escola e definiu uma área de interesse, mas, ainda assim, não conseguiu se decidir sobre o curso ideal. E agora?

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Chegou o momento de contar com alguém capacitado a auxiliar você a se conhecer melhor e descobrir novas aptidões. Por isso, a seguir, vamos explicar como a orientação profissional pode ajudar você a chegar a um veredito. Confira!

Proporciona autoconhecimento

O autoconhecimento permite ao jovem entender o que afeta os seus sentimentos e como reagir a essas situações. Com essas informações, fica mais fácil escolher uma carreira adequada ao seu perfil de estudante e profissional.

Ajuda na descoberta da vocação

Como já dissemos, às vezes, o jovem acaba sendo influenciado pela família a seguir determinada profissão. Porém, com a orientação, ele conseguirá encontrar sua vocação para definir um caminho próprio. 

Ensina a valorizar as competências e habilidades

A orientação profissional ajuda a estabelecer e valorizar as habilidades, afinidades e competências do indivíduo. Com essas informações, o jovem poderá fazer uma escolha consciente quanto a qual carreira seguir, com base em uma visão mais realista sobre a profissão e os seus objetivos pessoais.

Permite fazer escolhas mais coerentes

Ao aliar o autoconhecimento adquirido com a orientação profissional às informações sobre as carreiras de interesse, o estudante terá mais tranquilidade para tomar decisões coerentes para o seu futuro, podendo se preparar para o vestibular e o Enem com serenidade.

Como vimos, é normal que o jovem tenha dificuldade em decidir qual carreira seguir. Para facilitar esse processo, contar com o apoio de uma orientação profissional é fundamental para conhecer melhor os seus objetivos e as suas habilidades. Com essas informações, será possível definir, de forma mais acertada, o melhor caminho para o seu futuro.

Se você gostou deste post, aproveite a visita e conheça 4 métodos de estudo que vão ajudá-lo a passar no vestibular!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “Como uma orientação profissional ajuda a escolher o curso ideal?

Deixe um comentário