Passo a passo: como descobrir a minha profissão?

9 minutos para ler

Depois de anos de estudo, você enfim concluiu o Ensino Médio. E agora, o que fazer? Como descobrir minha profissão? É uma pergunta que muitos alunos fazem após terminar essa fase dos estudos. Alguns já têm uma ideia de qual carreira seguir, mas outros ficam bastante perdidos nessa hora.

Sabendo ou não qual rumo quer traçar na vida profissional, é preciso ter autoconhecimento, pesquisar as áreas de interesse e até conversar com outros profissionais para ter certeza de que escolheu a profissão que mais tem a ver com a sua personalidade e que possa trazer satisfação pessoal.

E por onde começar a descobrir a sua profissão? Neste post, vamos ajudar você nessa missão. Acompanhe 12 dicas para colocar em prática e fique mais próximo de saber como encontrar a carreira ideal!

1. Saiba quem você é

Bom, essa dica pode parecer um pouco óbvia. No entanto, não é sempre que paramos para pensar sobre o que gostamos e o que não nos agrada, o que deixa a gente feliz ou triste e quais são os nossos objetivos. Ou seja, é um tempo para refletir sobre nós mesmos e buscar o autoconhecimento.

Escreva todos os pensamentos em um papel — isso será importante para que você possa comparar com os perfis dos profissionais das áreas do seu interesse e ver em qual se encaixa mais.

2. Conheça as suas habilidades

Ter consciência das próprias aptidões é importante. Afinal, querer seguir carreira em uma área na qual você não leva jeito pode ser frustrante. Ao mesmo tempo, ter uma habilidade que você domina pode ser uma característica fundamental para escolher uma profissão.

Nem sempre é fácil identificar nossos talentos de primeira, muitas vezes por considerarmos que se trata de algo comum a todas as pessoas. Portanto, faça o exercício de pensar sobre as atividades que você faz com facilidade. Anote-as em um caderno para depois incluí-las em testes vocacionais.

3. Liste e pesquise sobre as profissões que agradam você

Depois de conhecer mais sobre si, é hora de procurar informações sobre as profissões com as quais tem bastante afinidade. Faça uma lista com todas e pesquise alguns aspectos, como rotina, remuneração, situações de dificuldade, prazeres e vantagens de cada uma delas.

Também é preciso ter em mente que toda carreira tem seus pontos negativos. Assim, outra dica interessante é analisar e escrever os prós e contras das áreas avaliadas. Isso poderá ser útil caso você fique hesitando entre algumas delas.

4. Converse sobre o assunto com pessoas próximas

Trocar ideias com pessoas de seu convívio é importante para definir qual carreira seguir. Isso porque amigos e familiares têm proximidade com você e participam do seu cotidiano. Logo, podem ajudar com opiniões baseadas em percepções diárias.

É claro que a decisão final será sua, mas discutir o assunto com pessoas de confiança pode fazer com que você enxergue novas possibilidades para o seu futuro profissional. Muitas vezes, estamos tão focados em uma única opção que sequer cogitamos refletir sobre outra área de atuação. Nesse sentido, um diálogo produtivo com quem faz parte do seu círculo social pode ser bastante útil.

5. Entreviste profissionais das áreas de interesse

Já pensou em conversar com pessoas mais experientes ou com estudantes que estão passando pelo processo de transição (período entre o fim da faculdade e o início de carreira)? Pois saiba que é uma ótima maneira de conhecer as profissões mais a fundo.

Se você tem duas ou mais áreas de interesse, procure entrevistar pessoas que trabalham com isso. Marque uma espécie de conversa rápida para perguntar sobre a rotina de cada profissional, as características do ambiente de trabalho, os desafios da área em questão, o horário do expediente, as perspectivas de carreira e as principais funções realizadas.

Ouvir a opinião de quem vive o dia a dia de uma área é fundamental para não criar expectativas que diferem muito da realidade. Portanto, converse bastante sobre o assunto e tire as suas dúvidas — quem sabe assim você não clareia as suas ideias?

6. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Você já deve ter se perguntado “como descobrir minha profissão em um mercado com tantas possibilidades?” Embora a variedade de opções de segmentos para atuar pareça complicar ainda mais o processo de escolha, saiba que isso também tem um ponto positivo.

Um curso de Administração, por exemplo, permite atuar em grandes empresas em vários segmentos ou se tornar empreendedor para abrir o próprio negócio. Ou seja, cada faculdade prepara o estudante de modo que tenha a base necessária para exercer uma série de trabalhos.

Para saber quais são as alternativas dentro de uma mesma carreira, informe-se sobre o mercado de trabalho atual. Pesquise notícias na área de interesse, avalie as tendências e novidades recentes e descubra quais funções terão uma demanda maior nos próximos anos. Assim, você segue o rumo mais promissor.

Contudo, só tenha o cuidado de não escolher uma carreira porque “está na moda”. É essencial que o profissional se identifique com a área escolhida para ter motivação e, desse modo, exercer um trabalho de qualidade.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

7. Avalie a grade curricular do curso desejado

Como muitos estudantes, você pode ter afinidade com diferentes áreas do conhecimento. Nesses casos, saber mais sobre o que os cursos têm a oferecer e quais são as grades curriculares de cada um pode ajudar a tomar uma decisão.

As principais categorias costumam ser divididas da seguinte maneira:

  • Ciências Exatas — utilizam a lógica e a Matemática para resolver problemas;
  • Ciências Humanas — estudam o ser humano, a sociedade e fenômenos sociais;
  • Ciências Biológicas — têm foco nos seres vivos e suas origens, processo evolutivo e relação com o meio ambiente.

As disciplinas de base mais importantes para um estudante das Exatas são Química, Física e Matemática. Logo, se você tem afinidade com tais conteúdos, pode se encontrar em cursos como Arquitetura, Astronomia, Desenho Industrial e diferentes Engenharias.

Já para o aluno da área de Humanas, as matérias de destaque são Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Elas aparecem em cursos como Direito, Serviço Social e Jornalismo.

Por fim, os cursos de destaque para um estudante que tem perfil para seguir a área de Biológicas são Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Nutrição.

8. Procure uma instituição de ensino

Mesmo que ainda não saiba em qual graduação quer ingressar, busque uma instituição de ensino que ofereça os cursos que você deseja e que seja reconhecida por sua excelência.

É fundamental que o ensino seja de qualidade para você atingir o sucesso na carreira profissional. Há vários centros universitários de renome, com cursos de qualidade nas mais diversas áreas. Para acertar na escolha, pesquise o histórico da instituição e avalie dados como tempo no mercado e infraestrutura disponível.

9. Não se desespere

Se, com as dicas anteriores, você ainda não descobriu uma profissão para chamar de sua, não se desespere! As dúvidas e as indecisões são absolutamente normais nesse momento, ainda mais considerando que há diferentes opções de carreira para seguir. Tenha calma e não se deixe tomar pela pressão ao decidir sobre seu futuro.

10. Olhe mais a fundo para seus interesses

Além de fazer um exercício de autoconhecimento e levar em conta suas habilidades, reflita também sobre seus verdadeiros interesses. Com o que você sonha em trabalhar?

Quer atender pessoas, pensando em sua qualidade de vida e bem-estar? Talvez o caminho seja uma carreira na área de saúde. Quer trabalhar em projetos altamente tecnológicos? Será que um curso de Engenharia não é que você busca? Se identifica com a área de comunicação e busca um segmento em que possa abusar da sua criatividade? A graduação em Publicidade e Propaganda pode se encaixar em seu perfil.

É necessário considerar todos esses fatores; afinal, cada profissão tem uma característica própria. Há campos em que você vai trabalhar só, outros na liderança de uma equipe. Há áreas em que é preciso lidar diretamente com o público, enquanto em outras você se debruça diariamente sobre diferentes projetos.

Então, tenha clareza sobre o que você realmente quer e pense em como se enxerga no futuro. Quais são suas ambições, objetivos e os elementos que aportariam satisfação pessoal? Esses são fatores fortes para decidir qual faculdade vai cursar.

11. Procure ajuda

Se a pergunta “como descobrir minha profissão?” não para de martelar a sua cabeça, não tenha vergonha de pedir ajuda. Você pode conversar com professores e coordenadores de cursos pelos quais você tem interesse e expor todas as suas dúvidas. Converse sobre a estrutura da graduação, perfil do aluno, e peça para conhecer as instalações, como os laboratórios.

Se não conseguir esse tipo de contato, pode pedir orientação para profissionais que trabalham com foco em carreira. Psicólogos especializados nessa área e profissionais de Recursos Humanos podem dar dicas bacanas para você tomar uma decisão mais acertada.

12. Faça um teste vocacional

Por último, uma solução interessante para ajudar você a descobrir sua profissão é realizar um teste vocacional. Sabia que há a possibilidade de realizar esse teste online e de forma gratuita?

As respostas que você dá vão indicar quais são as áreas profissionais que têm mais a ver com você, ajudando nessa decisão. O importante é fazer o teste em um momento em que você possa se concentrar para pensar sobre cada pergunta com bastante calma. Assim, o resultado da orientação vocacional terá uma validade maior.

Você pode pensar que descobrir a sua profissão é uma tarefa difícil, porém, com algumas dicas simples, autoconhecimento e muita pesquisa sobre os cursos de graduação, poderá fazer isso da melhor maneira possível e ter mais certeza sobre o rumo profissional que quer tomar.

Se está tendo dificuldades para saber qual carreira escolher, aposto que fica na dúvida se vale a pena seguir o que tem mais afinidade ou o que oferece melhores oportunidades. Então, descubra se é melhor escolher uma profissão focando naquilo que gosta ou no que dá dinheiro!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

2 thoughts on “Passo a passo: como descobrir a minha profissão?

    1. Oi Benje, aqui é o Bruno do Blog UniFOA,

      Ficamos felizes em saber que você gostou das dicas.
      Esperamos que elas ajudem outras pessoas também.
      Agradecemos o seu feedback.

      Um abraço.

Deixe um comentário