Pensando em estudar sozinho para o vestibular? Vamos conversar!

4 minutos para ler

Nós sabemos que conquistar uma aprovação para o curso dos seus sonhos é algo que exige muito esforço e dedicação, independentemente da faculdade que você escolheu. E, para quem decidiu estudar sozinho para o vestibular, esse desafio pode parecer ainda maior, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas práticas para que você garanta um bom aproveitamento e consiga absorver todos os conteúdos exigidos de uma forma mais eficiente e tranquila. Confira!

Organize-se

Desenvolver um sistema de organização para os estudos e segui-lo com atenção e disciplina são pontos importantíssimos para quem pretende estudar sozinho para o vestibular. Para ajudá-lo a conquistar esse objetivo, listamos algumas ações que podem ajudá-lo. Veja a seguir:

Estabeleça um cronograma

Ter um calendário bem estruturado com horários determinados para cada disciplina não é importante apenas para garantir um melhor aproveitamento do seu tempo, mas também ajuda a transformar os estudos em um hábito, ampliando o seu rendimento.

Aqui, uma boa estratégia é consultar com antecedência o edital do vestibular para conhecer os assuntos exigidos na prova e, a partir daí, organizar os conteúdos por níveis de dificuldade.

Assim, você poderá se organizar para dedicar mais tempo àquelas matérias que demandam um pouco mais de atenção ou que pontuam mais no curso que você escolheu, sem deixar de lado aquelas áreas de conhecimento com as quais você tem mais afinidade.

Cuide do seu local de estudos

Escolher um lugar tranquilo, bem arejado e bem iluminado também é muito importante para garantir um bom aproveitamento das suas horas de estudo.

Por isso, procure investir em cadeiras confortáveis, mantenha a sua mesa ou escrivaninha organizada e deixe os materiais necessários — canetas, lápis, borrachas, livros, cadernos etc. — sempre à mão.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Fuja das distrações

Sabe aqueles 5 minutinhos em que você interrompe os estudos para beber água, ir ao banheiro, ou mesmo para dar aquela conferida nas atualizações nas suas redes sociais? Pois bem, todos eles acabam prejudicando a sua concentração e, consequentemente, o seu rendimento.

Então, para seguir o seu cronograma com sucesso, evite o excesso de pausas, desligue o celular, o rádio e a TV durante os horários de estudo. E se você tem dificuldade para manter o foco, a dica é investir em métodos como o Pomodoro ou os mapas mentais, que ainda ajudam a sua capacidade de memorização e assimilação de conteúdos.

Mantenha uma rotina saudável

A saúde da sua mente e o seu bem-estar físico são dois fatores fortemente interligados. Por isso, investir em hábitos saudáveis é tão importante quanto organizar a sua rotina e o seu local de estudos.

Aqui, a dica é investir em qualidade de vida: beba bastante água, mantenha uma alimentação equilibrada, faça exercícios físicos e tenha uma boa qualidade de sono. Assim, você mantém o bom funcionamento do organismo, combate a ansiedade e o estresse e ainda garante a sua produtividade.

Insista, persista e não desista

Por fim, seja persistente! Nós sabemos que não é fácil abrir mão dos nossos hobbies e dos momentos de lazer com a família e os amigos. Porém, é importante lembrar que esse esforço será a principal ferramenta para garantir a sua aprovação.

Então, não desista dos desafios — mesmo diante daquelas matérias que parecem impossíveis de compreender — e mantenha o foco nos estudos para fazer bonito na hora das provas.

Com essas dicas, temos certeza de que você vai conseguir tirar de letra o desafio de estudar sozinho para o vestibular e vai garantir o seu nome na lista de aprovados.

E se você gostou deste post e quer conferir outras dicas e conteúdos interessantes sobre faculdades e o universo acadêmico, aproveite para assinar a nossa newsletter!

 

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “Pensando em estudar sozinho para o vestibular? Vamos conversar!

  1. Seu estilo é tão exclusivo comparado com outras pessoas
    Tenho ler coisas de. Agradeço por postando quando tens a oportunidade, acho que eu vou só indicador
    este blog.

Deixe um comentário