Quais são as diferenças entre Enfermagem e Medicina e qual curso escolher?

4 minutos para ler

Os cursos de Enfermagem e Medicina estão entre as suas opções de graduação? Então, prepare-se para uma rotina intensa de estudos durante os anos de faculdade. Mais do que isso, saiba que o dia a dia da prática profissional, nos dois casos, é bem exaustivo, já que o trabalho é realizado em plantões de até 24 horas.

Mas isso não é motivo para desanimar! Tanto a carreira de médico quanto a de enfermeiro são excelentes escolhas. Apesar das longas jornadas de serviço, essas profissões têm alta valorização e empregabilidade. Além disso, são trabalhos importantíssimos para a sociedade.

Quer conhecer um pouco mais sobre Enfermagem e Medicina? Continue a leitura e tenha mais informações para fazer sua escolha profissional com segurança!

As diferenças e semelhanças entre os dois cursos e perfis

Enfermeiros e médicos têm muitas características em comum. Ambos são prestadores de serviço na área da saúde e atuam em clínicas, hospitais e outros centros de atendimento à população. A missão das duas profissões é cuidar de pessoas, promovendo saúde e qualidade de vida.

Os perfis dos dois profissionais também têm algumas semelhanças, como a vocação para dedicar seu trabalho em prol de outras vidas e controle emocional para trabalhar sob pressão e atuar em situações delicadas — vulnerabilidade dos pacientes e familiares, notícia de diagnósticos graves e de óbitos, entre outras.

Um ponto a favor dos graduados em Enfermagem e Medicina é o mercado de trabalho, já que sempre haverá alta demanda na área da saúde. Não se trata de um ramo suscetível a crises econômicas, pois as pessoas sempre precisarão desse tipo de serviço.

Apesar dos pontos em comum, enfermeiros e médicos têm atribuições distintas em sua rotina de trabalho. Os cursos também diferem em relação a várias questões, como horários de aula e duração total da graduação. Entenda um pouco mais!

Enfermagem

A graduação em Enfermagem dura de 4 a 5 anos, dependendo da instituição de ensino. Alguns centros educacionais oferecem as aulas em horário integral. Mas, em geral, os cursos são realizados em meio período, o que permite ao estudante administrar seu tempo para trabalhar e estudar.

A atuação profissional do enfermeiro é voltada para o cuidado com o paciente, incluindo ações como:

  • prestação de primeiros socorros;

  • curativos;

  • monitoração de sinais vitais;

  • administração de medicamentos;

  • coleta de materiais para exames;

  • acompanhamento regular ao paciente internado;

  • atualização da ficha clínica etc.

Medicina

A profissão de médico é uma das mais antigas da história da humanidade. Para seguir essa carreira, é preciso estudar por um longo tempo. O curso de Medicina dura 6 anos, e as aulas são realizadas em período integral.

Após a conclusão da faculdade, o graduado pode atender como clínico geral. Para atuar em uma área específica — Ginecologia, Psiquiatria, Oncologia, Cirurgia Geral, entre outras — são necessários mais alguns anos de estudos.

São mais de 40 especialidades médicas. Em todas elas, a responsabilidade do profissional é avaliar quadros de saúde, investigar a causa das patologias, identificar sinais e sintomas, definir diagnóstico e estabelecer o prognóstico adequado. Também é dever do médico orientar os pacientes sobre tratamentos preventivos, prescrever medicamentos e encaminhá-los a outros especialistas quando necessário.

Os critérios para escolher entre Enfermagem e Medicina

Pare e pense: qual dessas duas carreiras é mais compatível com o seu perfil? De início, a maioria das pessoas deve pensar em Medicina como a melhor opção, devido ao status e à média salarial da profissão. No entanto, para tomar a decisão certa você deve refletir sobre suas aspirações e também sobre suas características pessoais.

Você conhece suas habilidades? Sabe dos seus pontos fortes e limitações? Comece a fazer essa autoanálise e descubra quais são suas aptidões e ambições. Isso facilitará sua escolha entre Enfermagem e Medicina. Afinal, a melhor carreira é aquela que vai lhe trazer satisfação no dia a dia da prática profissional!

Ainda em dúvida sobre qual profissão você deve seguir? Baixe o nosso e-book agora mesmo e tenha acesso gratuito ao guia definitivo da orientação vocacional.

 

Posts relacionados

Um comentário em “Quais são as diferenças entre Enfermagem e Medicina e qual curso escolher?

Deixe um comentário