Powered by Rock Convert

Muita gente tem a ideia de que o cientista é aquele sujeito com uma genialidade acima da média, que mexe com tubos de ensaio e substâncias coloridas. Mas esqueça essa imagem de filmes e desenhos animados. Ser cientista é uma carreira séria, que exige muito estudo e dedicação e tem papel fundamental no desenvolvimento do país.

As descobertas científicas em diferentes áreas do conhecimento são realizadas por quem decidiu seguir essa profissão. É um trabalho que resulta, por exemplo, em novos medicamentos, materiais e técnicas que transformam a sociedade.

Mas como é essa carreira? Quais faculdades é preciso fazer para ser cientista? Qual o perfil desse profissional? Confira nosso post e veja as respostas para essas e outras questões!

Como é a carreira de cientista?

O cientista trabalha seguindo o método científico, uma forma sistemática de testar ou comprovar hipóteses para obter respostas a respeito da natureza, seja no âmbito da Matemática, Física, Química, do ambiente social ou até mesmo de outros objetos de estudo. Ele realiza, portanto, pesquisas para gerar conhecimento em diferentes áreas: humanas, exatas e biológicas.

Para isso, o cientista coleta dados, faz experimentos, levanta novas questões, monitora os resultados, entre outras atividades. Desse modo, a conclusão desses trabalhos pode ser algo que terá aplicação prática no nosso dia a dia ou a criação de novas teorias a respeito de uma área de estudo.

A rotina desse profissional inclui, além das pesquisas, publicação de artigos científicos e participação em grandes eventos — como congressos e simpósios. Na maioria das vezes, os cientistas também atuam como professores em universidades.

Qual é o perfil desse profissional?

Quem quer ser cientista precisa, em primeiro lugar, gostar de estudar, pois a formação é longa: além da graduação, é preciso cursar mestrado e doutorado. Assim, é importante que o profissional:

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissãoPowered by Rock Convert
  • goste de investigar;
  • seja curioso;
  • tenha espírito crítico;
  • seja organizado;
  • seja persistente;
  • esteja atualizado com as inovações e novas tecnologias de sua área.

É importante também ter conhecimento de um segundo idioma, principalmente o inglês, para escrever artigos científicos e manter contato com pesquisadores de universidades no exterior.

Quais faculdades é preciso cursar?

Fazer ciência, geralmente, está associado às faculdades de Física, Química e Matemática. É claro que essas áreas estão mais voltadas para estudos teóricos e experimentais e, assim, propiciam essa formação. Porém, outras graduações também podem ser o primeiro passo para a formação científica, inclusive na área de humanas, em que é possível trabalhar com pesquisas nos campos social, linguístico e pedagógico, por exemplo.

O recomendado é que, independentemente do curso, o aluno, ainda na faculdade, já comece a se envolver com pesquisas — com a realização de um programa de iniciação científica.

Como é o mercado para essa área?

Mas, afinal, ser cientista dá futuro? Quem escolhe essa formação pode trabalhar como pesquisador e professor universitário após concluir o doutorado. O ingresso na carreira acadêmica inclui processos seletivos rigorosos, mas os salários costumam ser bastante atrativos.

Quem não tiver afinidade com a docência pode ingressar em indústrias e laboratórios — com o desenvolvimento de produtos — ou em institutos de pesquisa.

Se você é curioso e gosta de estudar, pode apostar nessa carreira, escolhendo uma instituição de ensino de qualidade. Ser cientista é um trabalho bastante valorizado por conta de sua dimensão, visto que o progresso de qualquer país é pautado também pelas pesquisas científicas.

Quer ficar por dentro de outros posts sobre carreira? Assine a nossa newsletter e acompanhe mais temas voltados para o sucesso profissional!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação VocacionalPowered by Rock Convert

14 thoughts on “Ser cientista dá futuro? Veja as faculdades que você precisa cursar para seguir a profissão

1. Como e que ser cientista e uma carreira muito cansativa ou não é que terminei o ensino médio agora mais eu queria engrenar em ser cientista e quantos anos leva pra vc ser cientista e cm e o pronlogamento na faculdade

1. hum foram direto ao ponto, praticamente ser um cientista não e para qualquer um, pois como é dito no texto, os mesmo tem estudos prolongados, eu gosto de estudar e aprender tais coisas, certamente pensarei a respeito se é o que eu quero para meu futuro.

2. As vezes é tão dificil alcaçar certas oportunidades, por sermos pobres. sinto muito, mais se Deus quizer poderei ser um cientista,…..

3. Olha meu filho é autista e sonha em ser um médico cientista .Acho bacana hj ele está com 9 anos de idade espero estar com este pensamento quando chegar a sua entrada na faculdade.