Confira as melhores séries históricas para ajudar no vestibular

4 minutos para ler

Não adianta apenas se dedicar aos estudos! Para entrar na faculdade, também é preciso equilíbrio emocional. Por isso, todo mundo deve tirar um tempinho para relaxar. No entanto, você pode aprender enquanto descansa com as séries históricas. Assim, é possível evitar o estresse nos estudos e até render mais!

Afinal de contas, essas produções narram episódios verídicos com muita ação e divertimento. Isso sem falar nas belíssimas cenografias, que ajudam a gente a guardar as coisas melhor. Que tal dar um tempo nas plataformas da escola, apostilas e livros? Então, venha com a gente conhecer séries históricas incríveis!

“Roma” mostra os detalhes da expansão e da queda do Império 

Disponível na plataforma HBO Go, “Roma” se passa no século I a.C e conta a história da formação do Império. Nessa produção, você confere detalhes da rivalidade entre Júlio César e Pompeu Magno na luta pelo poder.

Além disso, ao longo de seu enredo, a obra revela como se deu o surgimento da Europa e do mundo ocidental. Vale a pena conferir!

“Anos Rebeldes” relembra a Ditadura Militar no Brasil

Já a série “Anos Rebeldes”, que você encontra no Globoplay, traz a história da Ditadura Militar no Brasil, desde a sua instalação no país, em 1964, até 1985, quando a redemocratização se inicia.

A trama conta a história de um grupo de jovens da classe média do Rio de Janeiro, entre eles Maria Lúcia e João Alfredo. Em um período conturbado, os personagens ficam divididos entre a militância política e o amor. Muitas cenas históricas daquela época estão ali reproduzidas.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

“Ascensão: Império Otomano” conta a vida do sultão Maomé II

“Ascensão: Império Otomano” está na Netflix e também é mais uma das séries históricas para exercitar diferentes tipos de aprendizagem. O protagonista é o sultão Maomé II, sendo que a produção aborda a conquista de Constantinopla, até então, capital do Império Bizantino. Essa obra traz depoimentos de especialistas e um forte embasamento documental dos fatos. Na verdade, ela tem um pouco de ação e arte, com pitadas de documentário. Muito interessante para os estudos!

“Vikings” se destaca entre as séries históricas sobre Idade Média

Em “Vikings”, o líder nórdico Ragnar Lothbrok lidera seu povo na luta para conquistar outras cidades e nações. O enredo é perfeito para otimizar os estudos sobre a Europa da Idade Média, já que retrata bem o período que vai dos séculos 10 ao 12.

Os vikings eram guerreiros que dominavam a Escandinávia. Para se ter uma ideia, essa área hoje inclui Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia e Finlândia. Destaque para o retrato interessante da cultura pagã. No entanto, a obra também mostra a violência descomunal dos personagens nas suas invasões a outros países, como a França e a Inglaterra.

“The Crown” aborda a vida e o reinado de Elizabeth II 

Por sua vez, “The Crown” exibe a vida particular e o reinado da Rainha Elizabeth II no Reino Unido. Nessa obra, fatos marcantes do século 20 são trazidos à tona, como a chegada do homem à Lua. Nessa atração, em cartaz na Netflix, você confere ainda polêmicas envolvendo a família real, além de aspectos sociais e culturais da Inglaterra.

“Reign” recria o período feudal e a monarquia absolutista

Se você acha difícil manter o equilíbrio emocional com vestibular e pandemia, tente aprender com a história da rainha da Escócia, Mary Stuart. Afinal, ela assumiu a coroa com apenas 15 anos.

A fascinante biografia dessa personagem histórica é narrada em “Reign”, mais uma das séries históricas que você confere na Netflix. A produção é uma excelente alternativa para aprender sobre o funcionamento da monarquia absolutista.

Bom, como você já deve ter percebido, as séries históricas são excelentes fontes de estudo. Além disso, o apelo visual, sonoro e artístico dos fatos ajuda na memorização. Mas o melhor de tudo mesmo é aprender se divertindo. Que tal repassar logo essa lista de sugestões para outras pessoas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e informe seus amigos!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário