Simulado de vestibular: por que é uma boa forma de estudar?

4 minutos para ler

Tudo é mais bem executado quando temos preparo, concorda? Isso vale para qualquer circunstância, especialmente se o objetivo é ingressar em um curso de graduação. Por isso, além de revisar os conteúdos necessários, muitos estudantes complementam seus estudos com um simulado de vestibular.

Você sabe como funciona esse tipo de teste e por que ele é tão importante para conquistar uma vaga na faculdade? Descubra as respostas no post de hoje!

Como funciona um simulado de vestibular?

A palavra “simulado” vem de simular, que é o mesmo que representar ou replicar algo. Portanto, os simulados nada mais são do que provas compostas por matérias que você estuda na escola. O objetivo desse tipo de teste é aproximar o estudante de uma situação real de vestibular a fim de prepará-lo para a realização da prova.

Os simulados podem ser feitos em sala de aula ou no conforto de casa. Existem vários modelos disponíveis na internet para você imprimir ou preencher diretamente na tela do computador/tablet. Entre os melhores sites, podemos destacar:

  • sejabixo!: tem diversos exercícios e oferece categorias com o “desafio do dia” de cada matéria;
  • 10 em tudo: oferece simulados gerais e personalizados e permite selecionar matérias específicas para testar conhecimentos;
  • Brasil Escola: possibilita selecionar a quantidade de questões e os principais temas de cada matéria;
  • Mundo Vestibular: é bem organizado e divide os simulados por tipo de conteúdo/matéria.

Por que estudar a partir de simulados?

O simulado de vestibular é valioso porque permite ao estudante testar seus conhecimentos em diferentes assuntos e, inclusive, exercitar a calma e a confiança — qualidades essenciais para a realização de uma boa prova. Veja abaixo bons motivos para você também apostar nesse tipo de teste:

Treinar o tempo para realização da prova

De nada adianta ter os conteúdos na ponta da língua se você não souber gerenciar o tempo. Há um limite para a realização de qualquer exame; portanto, é fundamental evitar distrações e tirar proveito máximo do período da prova.

O simulado é essencial para saber quanto tempo você demora em cada questão e na redação. Defina o período necessário para fazê-lo e concentre-se nas perguntas. Aos poucos, poderá administrar os valiosos minutos para dar conta de resolver toda a prova.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Verificar o nível de dificuldade das questões

Muitos simulados são compostos por questões de provas antigas. Isso é interessante porque permite que você entenda o nível de dificuldade das questões cobradas nos principais vestibulares.

Procure fazer testes com diferentes exames para ter noção do que encontrará pela frente. Desse modo, ficará familiarizado com os tipos de perguntas para evitar a ansiedade e os temidos “brancos” no dia da prova.

Preparar o corpo e a mente para o processo

As resistências física e mental não costumam ser preocupações dos estudantes durante a preparação para o vestibular, mas deveriam. Afinal, muitas provas são extensas e exigem que você permaneça longos períodos sentado.

Quem realiza simulados tem melhor preparo porque tende a se acostumar com o modelo de prova. Por isso, a dica é aproveitar esse recurso para adquirir disciplina, trabalhar a paciência e aprender a lidar com o estresse (comum na véspera de exames).

Identificar pontos fortes e fracos

Por fim, os simulados são ótimos aliados no momento de descobrir seu desempenho nos estudos. Com eles, você descobrirá seus pontos fortes e pontos fracos. Ou seja, vai identificar quais matérias têm trazido bons resultados e quais conteúdos merecem uma revisão mais focada.

A partir dessa análise, você poderá organizar a rotina de estudos de maneira estratégica a fim de potencializar o aprendizado e aprimorar o que for necessário.

E então, ficou com vontade de realizar um simulado de vestibular para tirar maior proveito de suas habilidades? Temos certeza de que, com esse recurso, você terá condições de arrasar nas questões.

Se gostou deste artigo e acredita que ele pode ser útil para outros estudantes, compartilhe-o em suas redes sociais!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “Simulado de vestibular: por que é uma boa forma de estudar?

Deixe um comentário