6 técnicas de leitura para você ler mais, mais rápido e melhor

3 minutos para ler

Lidar com o grande volume de conteúdos curriculares é um verdadeiro desafio que os estudantes precisam enfrentar. Felizmente, existem vários métodos de estudo disponíveis como importantes aliados. No caso de matérias mais textuais e teóricas, por exemplo, vale a pena conhecer algumas técnicas de leitura que otimizam o processo.

Tanto na preparação para o vestibular quanto na própria faculdade, ou mesmo no dia a dia, é fundamental economizar tempo na hora de ler. No entanto, isso deve ser feito de modo que não haja prejuízo ao aprendizado. Afinal, a prioridade é assimilar os conteúdos abordados da forma correta.

Por esse motivo, listamos seis técnicas de leitura para ajudar a melhorar sua produtividade nos estudos. Acompanhe!

1. Familiarize-se com o tema do texto

Você já precisou ler um texto mais de uma vez para conseguir entender do que ele se trata? Isso pode ser evitado ao fazer uma pesquisa rápida, a fim de compreender as linhas gerais do tema antes de começar a leitura, além de se familiarizar com termos técnicos. Desse jeito, é possível mergulhar no assunto já na primeira tentativa.

2. Escaneie o texto

Uma técnica indicada para otimizar a leitura de conteúdos muito longos, especialmente quando você está em busca de uma informação específica, é escanear o texto. Portanto, percorra as frases rapidamente, observando apenas algumas palavras em cada linha. Assim, você vai identificar a parte que interessa em muito menos tempo.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

3. Leia em voz alta

Muitas pessoas conseguem se concentrar melhor e absorver as informações ao escutá-las. Por isso, é interessante adotar a estratégia de ler os conteúdos em voz alta. Você pode até gravar a si mesmo lendo os textos e usar isso para revisar a matéria enquanto realiza outras atividades.

4. Faça anotações

Outra técnica de leitura que tem muitos adeptos é fazer anotações enquanto lê. Você pode grifar trechos importantes para elaborar resumos ao final da leitura ou mesmo resumir o material em estrutura de tópicos ainda no decorrer do processo. Com isso, é possível ter uma visão global do conteúdo e reter os principais dados.

5. Discuta com outras pessoas sobre o tema

Não é segredo para ninguém que falar bastante sobre um assunto faz com que a pessoa se familiarize mais com ele. Então, uma estratégia primordial é fazer a leitura em conjunto a outras pessoas. Grupos de estudo servem muito bem a esse propósito.

6. Evite dispersão

Para facilitar a concentração, procure ler em um ambiente tranquilo, sem a interferência de pessoas que não estão envolvidas nos estudos. Também é essencial evitar distrações com telefonemas, redes sociais e televisão, entre outros elementos de fácil dispersão.

Por fim, saiba que, além de aplicar as técnicas de leitura na hora dos estudos, é importante criar o hábito de ler cada vez mais de modo a maximizar a eficiência delas. Isso vale tanto para textos em português quanto em inglês ou qualquer outro idioma. Colocando nossas dicas em prática, você logo perceberá quanta diferença elas farão no seu aprendizado.

Gostou das técnicas de leitura que listamos aqui? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida o que aprendeu com os seus amigos!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “6 técnicas de leitura para você ler mais, mais rápido e melhor

  1. of course like your web site however you need to test the spelling on several of your
    posts. Several of them are rife with spelling problems and I to find
    it very troublesome to tell the truth then again I’ll definitely come again again.

Deixe um comentário