Veja como manter um caderno organizado pode ajudar nos estudos

4 minutos para ler

Sabemos que as agendas digitais substituíram os tradicionais calendários e que os papéis deram lugar às telas de dispositivos. Ainda assim, com todo o apoio dos recursos tecnológicos, há quem não abra mão de ter um caderno organizado.

Esse material permanece como um excelente aliado para fazer anotações, produzir resumos e registrar compromissos. Se receber os devidos cuidados, pode fazer com que você se mantenha mais produtivo nos estudos para o vestibular.

Quer saber mais sobre a relação organização x bom desempenho e desfrutar dos benefícios que ela proporciona? Continue a leitura deste post e confira!

Por que manter o caderno organizado?

É muito mais fácil obter inspiração em um ambiente bonito e arrumado. O mesmo ocorre quando dispomos de materiais didáticos ordenados, sem rasuras e sem informações desencontradas. Dá até gosto de observar as anotações que eles guardam, concorda?

A motivação para ler os conteúdos registrados é apenas um dos benefícios de manter o caderno sempre organizado. Veja outras vantagens de investir nessa prática tão simples:

  • ganho de tempo — planejar a disposição dos textos permite que você ou seu grupo de estudos encontre conceitos, fórmulas e dados desejados rapidamente;
  • agilidade no aprendizado — frases bem-distribuídas e legíveis facilitam a interpretação dos textos, potencializando a absorção de diversos conteúdos;
  • lembrança de qualidade — um caderno bem cuidado pode durar por anos e ser guardado como registro dessa fase importante que é o planejamento da sua formação.

Como manter o caderno sempre organizado?

Bons motivos não faltam para tratar seus cadernos com carinho. Mas como fazer com que tenham uma aparência atrativa e, ao mesmo tempo, funcional?

É importante priorizar tanto a estética quanto a estrutura interna, afinal, as duas são fundamentais para visualizar as anotações com facilidade e de forma rápida. Confira as dicas que temos para ajudar você nesse processo.

Utilize marcadores de página

Também conhecidos como separadores de matérias, esses produtos funcionam como pequenas etiquetas adesivas. Eles ajudam a limitar o espaço destinado para cada tema abordado em um livro, agenda ou fichário.

A vantagem é que ficam aparentes mesmo quando o caderno está fechado, facilitando a identificação das partes que o compõem. Antes de fixá-los nas páginas, defina a quantidade de disciplinas que serão trabalhadas. Com base nesse número e no total de folhas, crie todas as divisões com o mesmo tamanho.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Invista nos símbolos

Desenhos simples — como asteriscos, bolinhas preenchidas e estrelas — são ótimos recursos para manter um caderno organizado. Afinal, permitem sinalizar conceitos importantes e fórmulas a serem memorizadas.

Você pode criar um conjunto específico de símbolos e associá-los àqueles itens que considera relevantes. Dessa forma, sempre que passar rápido pelas páginas, fazendo uma leitura dinâmica, terá condições de encontrar as informações que são essenciais.

Crie destaques com cores

Outra estratégia que funciona é usar trechos com tons diferentes na mesma página. Você provavelmente lembra de como as canetas coloridas faziam a cabeça da criançada há alguns anos. Pois bem, elas permanecem como excelentes aliadas nos estudos.

Assim como faria com os símbolos, você pode definir cores específicas para cada tipo de informação colocada no caderno. Por exemplo:

  • títulos em vermelho;
  • explicações (obtidas do livro ou fornecidos pelo professor) em azul;
  • suas percepções/opiniões em preto;
  • macetes em neon ou outra cor chamativa.

Respeite os espaços

Por fim, procure manter um equilíbrio entre as partes preenchidas e as áreas livres do caderno. Essa proporção é crucial para deixar seu caderno visualmente atrativo e, consequentemente, organizado.

Margens devem ser respeitadas, assim como o espaço antes de cada parágrafo. Dessa forma, você evita o aspecto bagunçado que tanto prejudica as leituras na véspera de provas importantes.

Gostou das dicas? Esperamos que aproveite todas elas para produzir bons resumos, afinal, eles estão entre os métodos de estudo mais eficientes para compreender e memorizar conceitos. 

Agora, coloque a mão na massa e mantenha seu caderno organizado. Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos e colegas também!

 

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Um comentário em “Veja como manter um caderno organizado pode ajudar nos estudos

Deixe um comentário