Vida equilibrada: como conciliar trabalho, lazer e estudos?

5 minutos para ler

Um dos maiores desejos das pessoas atualmente é ter uma vida equilibrada. Conciliar trabalho, lazer, estudos e vida social realmente não é fácil. Muitas vezes, a sensação é que somos como os malabaristas de circo que tentam manter vários pratinhos rodando ao mesmo tempo, não é verdade?

Contudo, a busca pelo equilíbrio é de fato importante para ter uma rotina produtiva e saudável, sem ter que viver constantemente em uma montanha-russa e acabar prejudicando um desses aspectos (ou vários deles).

Vamos falar um pouco mais sobre isso? Confira quais são as nossas dicas e garanta a sua qualidade de vida.

Organize a sua rotina

Organização é uma palavra-chave para quem quer ter uma vida equilibrada, pois conviver com o caos tende a dificultar muitas coisas. Então, uma das suas primeiras e principais tarefas é organizar a rotina.

Pare e analise todos os seus compromissos. Encontre uma maneira de otimizar o tempo e cumprir com tudo o que é essencial.

Uma boa dica é criar o hábito de montar sua própria agenda, o que pode ser feito semanalmente para ficar mais prático. Faça uma lista de atividades diárias, considerando todos os seus horários fixos e intervalos livres. Assim, as chances de você desperdiçar o seu tempo ou esquecer de algo serão bem menores.

Invista em produtividade

Além de organizado, ser produtivo vai ajudar a conciliar melhor todos os seus afazeres. Afinal, quando não temos um bom rendimento, gastamos mais tempo para realizar cada uma das nossas tarefas — e isso pode atrasar toda a programação e comprometer seus resultados, certo?

Logo, a produtividade será sua grande aliada no equilíbrio de todos os pratinhos. Isso quer dizer que é importante trabalhar a sua capacidade de concentração e evitar distrações para garantir o foco em cada atividade.

Por exemplo, fazer duas coisas ao mesmo tempo talvez não seja uma boa ideia. Da mesma forma, não adianta continuar preocupado durante as suas folgas e não aproveitar o momento. Seguindo o seu planejamento, tudo terá o seu tempo certo.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Defina prioridades para não ficar sobrecarregado

Quem tem uma vida corrida precisa aprender a definir prioridades para dar conta do que é essencial. Quando não temos tantas responsabilidades, é possível levar uma rotina mais tranquila e não ter que abrir mão de nada.

Porém, a realidade de quem estuda, trabalha e ainda tem outras obrigações não é bem assim. Como o nosso tempo é limitado, é impossível realizar todas as nossas vontades ou até mesmo tudo o que temos para fazer sem se sentir sobrecarregado.

Sendo assim, o ideal é elencar quais são as tarefas prioritárias e aprender a dizer não a outras. Se possível, defina também quais são as urgências para facilitar a ordem de realização.

Cuide da sua saúde física e mental

Se ter uma vida equilibrada já é um desafio, imagine fazer isso sem saúde mental e física. Corpo e mente funcionando bem é como uma premissa para conseguir cumprir todo o resto e ter um bom desempenho em qualquer atividade.

Portanto, essa é uma prioridade que deve ser incluída nos seus planos diários. Manter uma alimentação nutritiva, praticar atividades físicas, ter boas noites de sono, conviver socialmente e cuidar das suas emoções são alguns hábitos que não podem ser deixados de lado.

É claro que, de vez em quando, é necessário fazer alguns sacrifícios e reduzir o descanso ou o lazer, por exemplo. No entanto, é importantíssimo que a manutenção da sua saúde e bem-estar também seja uma preocupação na sua vida.

Tenha um tempo só para você

Por último, uma dica que passa despercebida na rotina de muita gente. Você já parou para pensar se tem um tempinho só para você? Mesmo que isso não aconteça sempre ou com a frequência de que gostaria, não se perca de vista e nem se culpe por isso.

Pense no que você mais gosta de fazer e inclua na rotina essas atividades que proporcionam satisfação e felicidade. Pode ser assistir à sua série favorita comendo algo gostoso, fazer um esporte que você adora ou até ficar completamente à toa no sofá por um tempo. Independentemente do que escolher, o que importa é se sentir bem para não ser engolido pelas obrigações do dia a dia.

Enfim, ter uma vida equilibrada é algo possível de alcançar, mas que requer planejamento, disciplina e organização. Ainda que algumas fases sejam mais atribuladas, lembre-se sempre de que o seu bem-estar também deve ser uma prioridade.

Gostou do post? Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para passar as dicas aos seus amigos? Ajude-os nessa missão de encontrar o equilíbrio!

Posts relacionados

2 thoughts on “Vida equilibrada: como conciliar trabalho, lazer e estudos?

  1. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was super
    long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any tips for newbie blog writers? I’d certainly appreciate it.

Deixe um comentário